quinta-feira, 4 de novembro de 2010

TICE_Actividade 2

TIC em Educação Física

  • A Educação Física, principalmente, e o desporto, são dos principais objectos da indústria cultural. O desporto moderno constitui-se numa fonte inesgotável de matéria-prima para a imprensa em geral, falada, escrita ou televisiva. Uma consequência desse processo é a segmentação do fenómeno desportivo, pois, as TIC’s escolhem imagens desportivas e fazem a sua interpretação, propõem um determinado “modelo” do que é o desporto e o desportista, mas, sobretudo, fornecem ao espectador a ilusão de entrar em contacto directo com a realidade.

  • No campo da cultura de movimento, a actuação dos meios de comunicação aliados aos avanços tecnológicos é decisiva na construção de novos suportes e sentidos de entretenimento e consumo;

  • Tal como em outras disciplinas a formação dos professores é essencial para a qualidade do ensino, dessa forma, alguns sistemas de formação têm procurado ultrapassar barreiras, sobretudo de tempo, nesse sentido no desenvolvimento da formação sofremos, cada vez mais, de forma positiva da influência das TIC’S e este é o caminho, as vantagens são por demais evidentes e suplantam-se às desvantagens, pois estas também existem, nenhum processo por melhor que seja é 100% eficiente;

  • Promovem a possibilidade de troca de conhecimentos e saberes dentro e fora da comunidade escolar, para além de promoção/divulgação de acontecimentos ou eventos;

  • Em termos de aula propriamente dita, os recursos tecnológicos como o vídeo e a internet permitem, o contacto visual com desportos ou actividades impossíveis de realizar no espaço da escola e desta forma é possível fazerem parte do processo de ensino do aluno, também o acesso a conteúdos através da preparação da aula em vídeo ou outra funcionalidade que permita apresentação, por exemplo de gestos técnicos de uma qualquer modalidade ou como forma de motivação visionando um jogo ou evento;

  • Utilização como recurso pedagógico, desmistificando o preconceito causado pelo desconhecimento cultural, reduzindo o impacto negativo que esse preconceito poderia causar no processo ensino-aprendizagem;

  • Por último, pode ser uma mais valia em termos de avaliação e auto-avaliação (gravação do momento de avaliação ou apresentação de uma actividade específica, como uma dança ou um jogo).

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