terça-feira, 2 de novembro de 2010

B@n@lid@de IV _ Dia de Todos-os-Santos Vs Dia das Bruxas

"O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa)  é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.  Halloween que é celebrado hoje, tem pouco a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos." (Wikipédia)



"A festa do dia de Todos-os-Santos é celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não.                                     
Neste dia, as crianças costumam andar de porta em porta a pedir bolinhos, frutos secos e romãs.
As crianças saem à rua e formam pequenos grupos para pedir o pão-por-Deus porta a porta. As crianças quando pedem o pão-por-Deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756 (1 ano depois do terramoto que destruiu Lisboa). Em 1 de Novembro de 1755 ocorreu o terramoto que destruiu Lisboa, no qual morreram milhares de pessoas e a população da cidade, que era na sua maioria pobre, ainda mais pobre ficou.
Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de Novembro), de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.
As pessoas, percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dado grassar a fome pela cidade. E as pessoas pediam: "Pão por Deus".
Esta tradição perpetuou-se no tempo, sendo sempre comemorada neste dia e tendo-se propagado gradualmente a todo o país." (Wikipédia)



Apraz-me dizer que a tradição, ou seja, transmissão de práticas ou valores de geração em geração, sofreu uma "globalizite aguda" e já não é o que era! 
Comemora-se em todas as escolas do país real o "Dia das Bruxas" e fica-se em casa a descansar no "Dia de Todos os Santos"! (mais uma ponte comentam os mais distraídos...) 


Até já e muitas B@n@lid@des no vosso dia... 





Sem comentários: