quinta-feira, 18 de novembro de 2010

TICE _ Actividade 3

Teorias da Aprendizagem Humana

"Antes de dar comida a um mendigo,
 dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar."                                                        
  Provérbio Chinês


As pessoas aprendem mudando depois da experiência vivida.
Pode-se referir que como seres sociais que somos, no nosso percurso de vida estamos sujeitos às mais diversas influências informacionais, que nos levam à aquisição e acomodação de conhecimento tal como, aprender a andar, aprender a falar, aprender a escrever, aprender…
Estamos de certa forma condicionados pelo nosso “Eu”, este aspecto explica porque a aquisição da mesma instrução possa influir de forma desigual em destinatários diferentes.
A aprendizagem em si pode ser definida como, uma transformação num determinado comportamento ou conhecimento, que pode ser consequência de diferentes situações como um exercício, treino, estudo, etc., num determinado ambiente e mediante a nossa capacidade de associação.

Abordagem Behaviorista
(Estimulo + Resposta = Comportamento)

De uma forma sintética esta teoria fundamenta-se numa relação mecânica entre estímulo e resposta.
Em termos pedagógicos, o aluno aprende se o professor ensina, a pedagogia é directiva. O professor confia na transferência do conhecimento e o aluno adquire passivamente os conhecimentos.
No que concerne às TIC, esta abordagem deu origem ao ensino assistido por computador aparecendo o conceito de feedbak, aprovação instantânea da resposta, enquadrada na relação estimulo resposta. Programas variados de exercício e prática (drill & pratice) e treino de competências basilares são métodos de ensino e aprendizagem desta abordagem.

Abordagem Cognitiva
(Individuo    Informação    Codificação    Recodificação    Processamento    Aprendizagem)

A aprendizagem é concebida como a aquisição de conhecimento, trata-se de uma processo dinâmico centrado na capacidade do ser humano em organizar as experiências e em dar-lhe significado.  
O professor é um auxiliar do aluno, um facilitador e que deve interferir o menos possível, nesta abordagem a pedagogia é não – directiva.
Em termos de TIC baseia-se no computador digital, estabelecendo paralelos entre a mente e um computador. Aprender significa interpretar a informação e processá-la (inputs e Outputs).


Abordagem Humanista

A aprendizagem passa a ser vista como um processo de construção do conhecimento, o indivíduo detém a capacidade de controlo e interpretação dos seus próprios processos cognitivos. Aprender a aprender, interpretar o seu meio e a si próprio de forma a obter uma relação cada vez mais satisfatória sujeito – mundo. Aprender através da descoberta guiada e ensino recíproco. Incorporação das TIC como produtos da actividade adaptativa e modificadora do ser humano.

O professor ensina e aprende, promove e procura, orienta na assimilação e acomodação de conhecimento nas demais fontes de informação, realizando um trabalho cooperativo e de colaboração directa e indirecta.  

"Aprende, pratica e serás mestre."

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